01 maio 2012

Filosofia Básica Sobre: Perguntas...

Li em um artigo a poucos dias que uma criança de 4 anos pode fazer até 500 perguntas em um dia. Quando li isso fiquei imaginando o que elas querem saber, acho que tudo. Exatamente isso. Mas a origem dos "por quês" é um pouco mais complexa. Mesmo que você questione algo, desde a sua raiz ainda vão sobrar perguntas sem respostas. Existem perguntas que já nascem sem respostas e existem perguntas que você tem que buscar as respostas. Se eu te perguntar por que você está lendo isso você me responderá que estava curioso, se eu pedir  o por que da sua curiosidade você não vai conseguir me responder. É essa a busca incessante das crianças de 4 anos: procurar como tudo começou, mesmo que os começos não sejam uma coisa especifica. Se eu te perguntar por que você nasceu, o que me responderá? Eis uma pergunta que as vezes nasce sem resposta. É inútil viver sem saber para que se vive. Porém, existe um tempo gradativo para que possa obter essa resposta. Fico imaginando o quanto frustante é nascer. Todos já o fizemos mas não lembramos, óbvio. De repente acordar. Em um lugar completamente novo, sem saber nada. Dito isso penso: 500 perguntas? Só? A magia de ser criança está nessas perguntas, nas teorias, nas invenções. De quantas perguntas a sua infância foi feita?
Existem perguntas que você jamais fará. Mas isso não te torna menos curioso, vivo. Só torna a sua realidade diferente. Existe perguntas que só você saberá responder, coisas do tipo: qual é a sua cor preferida? Antes de tentar responder qualquer questão, comece por dentro. Quem você é? O que você faz ou quer fazer com a sua vida? Por que você vive? Será que existem só 500 perguntas dentro de você?
Se você tem essas respostas, que bom. Parabéns. Detesto desapontá-lo mas não as terá por muito tempo. Você muda. Sim, você muda. E isso não quer dizer falta de personalidade. Você muda o jeito de pensar então você vai ter que pensar várias vezes na sua vida sobre quem você é. Você pode nunca ter pensado nisso, e isso pode ser um tanto inútil. Inútil? Será? Particularmente acho que o mundo seria bem melhor se as pessoas se concentrassem na questão do ser. Por que você é assim? Céus, eis a pergunta que me deixa em cólera. Você é do jeito que é por que nasceu assim. Nasceu com uma inclinação própria para atitudes e opiniões. Você é assim por causa de tudo que você passou na sua vida e dos valores que você recebeu. Você é o que você fala. O que você fala é a maneira como você age, e você também é a maneira como você age. Você é o que você gosta, veste, canta. Você nada mais é do que um reflexo de você mesmo. Seja lá o que for ser você mesmo...., e isso já não é....mais uma pergunta?
Gabriela Bilibio